top of page

Identificação de Enquadramentos


Enquadramentos diferentes para uma mesma situação levam os atores a construírem opiniões distintas e reagirem de forma oposta à uma dada situação. Assim, um bom ponto de partida ao se investigar a opinião das pessoas sobre determinado assunto, é reconhecer acima das preferências pessoais, sobre quais princípios elas organizam a sua realidade.


A opinião nasce, obviamente, da vivência de cada um, no entanto essa não é uma experiência direta e pura, mas entrecruzada por informações que chegam até nós por mediações ativas que têm a intenção de avivar tendências de resposta.


Tomemos como exemplo a explosão das balsas de garimpeiros no Rio Madeira em 2022. A imagem foi fartamente distribuída na imprensa, tanto na região onde a repressão ao garimpo aconteceu, quanto em jornais internacionais. A cena atrai a atenção e, por sua força imagética, tende a extrair uma posição de quem vê: a favor ou contra.


A partir de uma resolução que determina a destruição de um "bem" observamos duas tipologias de enquadramento. A antropológica, que enxerga o desenho do mundo a partir das relações construídas entre os diferentes atores sociais e a produtivista, que elege como elemento prioritário o valor de uso de cada coisa.


Quando essas opiniões se encontram sobre qualquer superfície de debate como, por exemplo, nas caixas de comentários de posts em redes sociais ou jornais, a opinião contrária soa hostil e quem a emite ganha status de inimigo. Dessa maneira, o desenvolvimento do assunto fica congelado e a resolução passa a depender do uso da força.


De um lado a percepção sistêmica do mundo, numa outra perspectiva, a terra vista como locus de recursos estocados que precisam ser extraídos para que a roda da economia continue simplesmente a girar. Para quem sobrevive a cada giro - o indígena atingido pelo garimpo e o garimpeiro - não cabem dúvidas.


Assim, a partir dos mesmos parâmetros, temos leituras antagônicas, lastreadas num conjunto de informações e valores totalmente excludentes. São os traços de uma disputa que se manifesta em vários lugares do globo e que se acirra diante da cena de uma explosão na Amazônia brasileira.


Temos aí a atualização de um conflito histórico baseado em visões de mundo que está cada vez mais mapeado, dada a grande difusão de notícias, análises e manifestações a respeito. Por isso chamamos a atenção para o fato de tantas outras divergências não serem percebidas em sua profundidade histórica e simbólica, achatando o contraditório na dicotomia bem x mal.


Dentro de uma sala de grupo ou em entrevistas, esse frame pode começar a ser determinado ainda na fase de definição de perfil, que irá constituir a amostra de público a ser ouvida. Essa amostra, como o nome indica, é a representação de uma população maior. A partir do conhecimento das tendências de opinião, um moderador ou entrevistador tem mais chances de explorar as motivações e influências que modelam o comportamento.


 
 
 

Comments


01 LOGO.png
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube

Laguz Pesquisa Qualitativa - Todos os direitos reservados © 2022

bottom of page