top of page

Comunicação Contemporânea
A comunicação social - com impacto eleitoral - atravessa um desafio e não diz respeito à IA. Apontamos para a troca da linguagem...
27 de fev. de 20242 min de leitura
14 visualizações
0 comentário

Nós "ouvimos"e organizamos a sua visão
Quando alguém resolve se candidatar, o faz por uma visão de futuro fundamentada no potencial do presente em um cenário específico. Além...
15 de dez. de 20232 min de leitura
1 visualização
0 comentário

Laguz!
Tudo começou no ano 2000, em Belo Horizonte, quando Renata Coelho foi para as suas primeiras moderações em Grupos Focais. De lá pra cá...
7 de dez. de 20231 min de leitura
6 visualizações
0 comentário

Simpósio Online INTERNACIONAL “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E MEDIAÇÃO HUMANA” CIRET-CETRANS (em inglês)
Link para o simpósio https://vimeo.com/888289641 Assista à participação da professora Renata Lemos a partir do minuto 38' A mediação...
27 de nov. de 20232 min de leitura
0 visualização
0 comentário


Pessoas e Partidos
#pesquisaqualitativa #pesquisaqualitativa #pesquisaquali #eleicoes2024
24 de nov. de 20231 min de leitura
0 visualização
0 comentário

Opinião e Redes
Objeto de uma construção narrativa de longa duração, as eleições de 2022, repetindo a fórmula da dramaturgia de TV, capturou mais do que...
22 de nov. de 20233 min de leitura
9 visualizações
0 comentário

Os Quilombos
"Querem nos convencer de que somos pobres, mas na minha casa comem e dormem quantos aparecerem." (Nego Bispo) Entre nós Dona Dainda,...
20 de nov. de 20233 min de leitura
5 visualizações
0 comentário

O jogo da informação
A maior parte dos fatos que nos afetam não acontecem na nossa presença. São eventos mediados, o que significa dizer, chegam através de...
11 de set. de 20231 min de leitura
1 visualização
0 comentário


Insigths em Grupos Focais
O voto útil torna o eleitor inútil? Veja como as pessoas lidam com isso.
31 de ago. de 20231 min de leitura
2 visualizações
0 comentário

Geração e Consumo
Profissionais de marketing e design de todo o mundo têm o grande desafio de entender o comportamento de consumo ao longo das gerações...
14 de jun. de 20231 min de leitura
1 visualização
0 comentário

Demografia, IA e o Poder das Metáforas na Apresentação de Resultados
As técnicas tradicionais de pesquisa têm sido há muito tempo uma ferramenta valiosa para compreender a opinião pública, o comportamento...
21 de mai. de 20232 min de leitura
18 visualizações
0 comentário

Grupo Focal
O Grupo focal é uma ferramenta fascinante porque abre um espaço de escuta raro dentro da sociedade. Em um grupo, também chamado de...
28 de fev. de 20231 min de leitura
1 visualização
0 comentário

Identificação de Enquadramentos
Enquadramentos diferentes para uma mesma situação levam os atores a construírem opiniões distintas e reagirem de forma oposta à uma dada...
27 de fev. de 20232 min de leitura
16 visualizações
0 comentário

Briefing, a bússola em pesquisa
Qualquer pesquisa de mercado ou opinião começa com um BRIEFING. Este é o primeiro passo para o sucesso de um novo projeto. O briefing é a...
9 de nov. de 20222 min de leitura
23 visualizações
0 comentário

Comunidades
A nossa experiência de campo nos conduz a uma reflexão, quando percebemos que, nas populações organizadas em forma de comunidades...
8 de nov. de 20221 min de leitura
6 visualizações
0 comentário

#eleições22
Em 2022 conversamos com aproximadamente 700 pessoas dentro de Grupos Focais sobre o tema eleições. Muitos pontos de vista recorrentes,...
31 de out. de 20221 min de leitura
6 visualizações
0 comentário

Sugestão de Leitura
Para quem já tem conhecimento das categorias de controle problematizadas por Foucalut, é mais rápida a identificação da transição que o...
14 de out. de 20221 min de leitura
5 visualizações
0 comentário

Eleições em Família
Por Fabíola Morais e Renata Coelho Quem se lembra, nas origens do grupos de whatsapp, dos coelhinhos, anjinhos e corações purpurinados ...
12 de out. de 20224 min de leitura
24 visualizações
0 comentário

Mulheres e as eleições no Brasil 2022
Nos últimos anos sentimos emergir com mais clareza, dentro dos Grupos Focais*, um desejo por ver mais mulheres em cargos de gestão...
28 de set. de 20222 min de leitura
9 visualizações
0 comentário
bottom of page